Ensaios de Proficiência

Desde 2019 o ITAK é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) sob o nº PEP-0021, segundo os requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO/IEC 17043:2011.

O ITAK é acreditado para o escopo:

1) Minério de Ferro
2) Minério de Ouro
3) Minério e Concentrado de Cobre
4) Minérios de Níquel
5) Liga de Ferro Nióbio
6) Análise de Prata
7) Bauxita
8) Rocha Fosfática e Concentrado Fosfático

O escopo dos Ensaios de Proficiência acreditados está disponível também no site http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/acre_prod_ep.asp para consulta.

Ensaios de Proficiência são serviços que têm o propósito de avaliar o desempenho de laboratórios de calibração e laboratórios de ensaios através de comparações interlaboratoriais. A participação de um laboratório em um ensaio de proficiência é uma das formas mais eficientes para avaliação da sua competência técnica, pois possibilita a comparação com outros laboratórios do mesmo ramo, configurando, por exemplo, um benchmarking. Em um contexto amplo, um ensaio de proficiência possibilita ao laboratório participante:

  • Avaliação e monitoramento contínuo do seu desempenho;
  • Evidência ou confirmação da obtenção de resultados confiáveis;
  • Identificação de problemas/erros relacionados com os ensaios/análises realizadas;
  • Tomada de ações corretivas e preventivas e avaliação dos controles internos que o laboratório possui;
  • Determinação das características de desempenho, validação de métodos;
  • Padronização/adequação de metodologias frente ao mercado e reconhecimento de resultados a nível nacional e internacional;

 
Os ensaios de proficiência são fundamentais para o aumento da credibilidade dos resultados de medições e, como consequência, contribuem para a melhoria do comércio internacional e a prevenção de barreiras técnicas. Os ensaios de proficiência ofertados pelo ITAK têm aceitação global, com a participação atual de empresas de mais de 60 países.

O ITAK desenvolve Ensaios de Proficiência desde 2008 e atualmente possui um software desenvolvido para o gerenciamento dos seus ensaios de proficiência que facilita a comunicação com os participantes, bem como o acesso a rastreio de amostras, instruções, reporte de resultados, relatórios e certificados de participação.

O ITAK conduz anualmente ensaios de proficiência para diversas matrizes como: