Como atestar a qualidade de um laboratório

A atividade de análises químicas em laboratórios é reconhecidamente desafiadora e complexa, pois exige conhecimento técnico específico, tecnologia de ponta e mão de obra especializada.

Uma dúvida frequente dos usuários de serviços laboratoriais é como avaliar ou atestar a qualidade dos serviços providos por um laboratório.

As formas mais comuns são as seguintes: Ensaios de Proficiência, Auditorias Técnicas e Testes com amostras de referência.

Os ensaios de proficiência são notadamente a forma mais eficaz para atestar a qualidade técnica de um laboratório, pois permitem uma avaliação mais completa e com identificação de natureza de erros e problemas que precisam ser reconhecidos para serem solucionados.

Objetivos de um ensaio de proficiência: avaliar e monitorar o desempenho do laboratório, identificar a confiabilidade dos resultados fornecidos, identificar problemas e erros relacionados com os ensaios fornecidos e padronizar metodologias para o mercado.

As auditorias técnicas especializadas são uma forma de avaliação independente baseada em expertise de profissionais qualificados e com experiência nos ensaios avaliados.

Os testes com Materiais de Referência Certificados consistem em enviar amostras destes materiais para os laboratórios, mudando a identificação do item, ou seja, criando-se uma identificação cega que não permite ao laboratório testado saber qual material de referência especificamente ele analisará. Ao receber os resultados o responsável pelo teste os avalia frente ao certificado do material utilizado. Nesta modalidade, há necessidade de conhecimento em técnicas e ferramentas estatísticas, especialmente nos protocolos de QA/QC, para obter-se informações detalhadas e confiáveis sobre o desempenho.

O ITAK é referência global em todas essas ferramentas usadas para atestar qualidade de laboratórios, oferendo uma variedade de ensaios de proficiência, auditorias técnicas com treinamentos em controle de qualidade (QA/QC) e provendo uma ampla gama de Materiais de Referência Certificados para o mercado.

LinkeIn: https://www.linkedin.com/company/itak-br
Youtube: https://www.youtube.com/@itakinstituto
Instagram: https://www.instagram.com/itakjm/

plugins premium WordPress