23/09/2016

O ITAK vem buscando continuamente o aprimoramento e a qualidade dos seus serviços e produtos utilizando as melhores práticas e ferramentas do mercado, bem como o comprometimento de todos os colaboradores com os objetivos da empresa visando a satisfação plena de seus clientes.

Para reforçar esse compromisso, foi desenvolvido o SGI - Sistema de Gestão Integrada dentro dos padrões estabelecidos pelas normas base, cujo objetivo é obter em breve a certificação e acreditações nas seguintes normas:

Certificação “ABNT NBR ISO 9001: 2015 – Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos” para as atividades: Fabricação e venda de Materiais de Referência e Materiais de Referência Certificados, Realização de Programas de Ensaio de Proficiência e Preparação Física de Amostras.

Certificação é o modelo pelo qual uma terceira parte dá garantia escrita de que um produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos especificados.

Acreditação nas normas:

ABNT NBR ISO/IEC 17043:2011 – Avaliação da conformidade – Requisitos gerais para ensaios de proficiência” para as atividades de Ensaio de Proficiência em Minério de Ouro, Minério e Concentrado de Cobre, Minério de Níquel, Análises Ambientais (água), etc.

ABNT ISO Guia 34:2012 – Requisitos gerais para a competência de produtores de material de referência” para a fabricação por encomenda e venda de Materiais de Referência Certificados” dos MRC’s disponíveis em nosso catálogo.

As Normas para Acreditação geralmente são desenvolvidas com envolvimento das comunidades científica, técnica e/ou clínica, as quais buscam definir as melhorias práticas baseadas nos princípios de gestão e melhoria contínua da qualidade.

As Normas de Acreditação têm foco mais técnico, mas, em suas novas versões, têm acrescido itens que também se preocupam em contribuir com a melhoria da gestão dos laboratórios, através de indicadores e análise crítica.

Por ter foco mais técnico, as auditorias são feitas por auditores que conhecem os processos laboratoriais e também possuem conhecimento técnico, o que agrega e cria um diferencial se compararmos com a certificação.

A acreditação tem reconhecimento mundial e é dada pelo Inmetro – autoridade maior em metrologia no Brasil.