12/01/2017

O ITAK é atualmente um dos maiores provedores de Programas de Ensaio de Proficiência (PEP’s) ou Ensaios de Proficiência. É reconhecido pelo European Proficiency Testing Information System, e opera de acordo com os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17043:2011 – Avaliação da conformidade — Requisitos gerais para ensaios de proficiência. Essa norma rege as atividades do ITAK em relação aos PEP’s desenvolvidos.

Programas de Ensaio de Proficiência (PEP’s) são comparações interlaboratoriais cujo objetivo é determinar o desempenho dos laboratórios participantes em relação a ensaios e calibrações específicos, além de monitorar a coerência e comparabilidade dos resultados obtidos pelos participantes e reportados ao ITAK. Os PEP’s são realizados também para avaliar métodos e padrões.

A participação em Programas de Ensaios de Proficiência permite avaliar continuamente os laboratórios participantes, de forma que o relatório de desempenho elaborado pelo ITAK permite contribuir para detecção dos erros, natureza dos mesmos (aleatórios ou sistemáticos), permitindo melhoria constante das técnicas operacionais e qualidade das medições.

Bons resultados nos PEP’s garantem maior confiabilidade para os clientes dos laboratórios e têm um importante papel na aceitação do laboratório pelos organismos credenciadores ou certificadores.

A análise de um item de ensaio (amostra enviada pelo ITAK para análise do participante) para confirmação da qualidade como parte do procedimento de rotina do laboratório fornece uma comparação objetiva em relação a um item de ensaio de referência e permite uma comparação dos resultados analíticos obtidos pelos laboratórios participantes. Os itens de ensaio são Materiais de Referências produzidos pelo ITAK em conformidade com os Guias ISO 30 a 35.

Conforme os seus resultados para as avaliações de exatidão, o laboratório participante poderá ser classificado como proficiente (desempenho satisfatório) para a análise de um parâmetro específico, ou não proficiente se seu desempenho for insatisfatório ou questionável. Adicionalmente o laboratório tem também uma avaliação do seu nível de precisão, podendo efetuar uma comparação com outros participantes ou outras metodologias.

O ITAK está com inscrições abertas no ano de 2017 para os PEP’s em Análises Ambientais, Minério de Níquel, Minério e Concentrados de Cobre e Minério de Ouro.

Além dos PEP’s já definidos no calendário, o ITAK desenvolve projetos de PEP por encomenda, de acordo com as necessidades do cliente.

Acesse e participe!