30/09/2016

Materiais de Referência Certificados (MRC´s) são materiais utilizados como referência para os laboratórios. São mais utilizados em laboratórios químicos e biológicos.

Estes materiais vêm acompanhados por um certificado, com valores de propriedade. Esses valores são determinados por procedimentos de medição que estabelecem sua rastreabilidade e mostram a obtenção exata da unidade na qual os valores da propriedade são expressos. Cada valor certificado segue acompanhado por uma incerteza para um nível de confiança estabelecido.

Os Materiais de Referência são aplicados em treinamento dos colaboradores. Através deles é possível também conhecer as habilidades de execução do processo de ensaio ou análise.

São amplamente utilizados para calibração de instrumentos de medição assim como, para a verificação intermediária.

Para a validação dos métodos de ensaio ou análise os MRC's são utilizados para verificar se o método é adequado e produz resultados confiáveis sendo não normalizado; e também ajudam a demonstrar que o laboratório é capaz de executar um método normalizado.

Os MRC’s são peças fundamentais usadas também no controle de qualidade de laboratório. É possível identificar todas as variáveis do processo de ensaio ou análise dentro dos critérios de aceitação definidos e assim realizar o controle de qualidade.

Com a utilização de materiais com valores conhecidos, é possível estimar a incerteza dos métodos utilizados pelo laboratório e o quanto cada componente de incerteza influencia no resultado final.

O ITAK oferece Materiais de Referência Certificados (MRC´s) produzidos e certificados de acordo com rígidos padrões da indústria e de acordo com todos os protocolos ISO vigentes. Possui um amplo estoque de produtos para pronta entrega com preço acessível e qualidade acima da que o mercado oferece.

Dentre esses materiais, podemos citar MRC’s de: minério de ouro, minério de ferro, minério de níquel, minério e concentrado de cobre, materiais de estanho, minérios e concentrados de nióbio, bauxita, calcário, fosfato, argila, magnesita, cromita, minérios de titânio, terras raras, sínter entre outros.