09/04/2018

Ensaios de granulometria são utilizados para determinar a distribuição granulométrica de materiais como solo, minérios, areias e outros materiais onde o tamanho dos grãos interfere nas propriedades ou no valor dos materiais. Os resultados obtidos nestes testes correspondem  ao percentual em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa seca total utilizada para o ensaio.

O ensaio de granulometria pode ser executado de várias maneiras distintas, escolhidas de acordo com o tipo de material e as finalidades do ensaio para cada caso particular. Alguns exemplos mais comuns são: análise granulométrica à seco e análise granulométrica à úmido.

A obtenção de resultados confiáveis em ensaios granulométricos depende da escolha correta da metodologia e dos controles utilizados durante o processo, tais como tempo de peneiramento, utilização de peneiras confiáveis, controle de balanças, entre outros.

O avanço da tecnologia traz ao mercado novas alternativas para este ensaio como aqueles executados em granulômetros a laser, mas a escolha do melhor método para o material deve ser feita por profissionais capacitados e utilizando metodologias normalizadas.

O ITAK realiza Ensaios Granulométricos utilizando equipamentos normalizados, conheça nosso laboratório. Contate-nos.