15/11/2016

Você já parou para pensar que todos os recursos que tornam nossa vida mais segura, duradoura e confortável são consequências do processo de desenvolvimento industrial iniciado no século XX? Ao longo do tempo, muitas inovações tecnológicas surgiram para aumentar a qualidade de vida da humanidade, seja na área da saúde, do transporte, do lazer ou do trabalho.

Olhe para o computador ou o dispositivo que você está usando para ler este texto, a cadeira onde você está sentado, o telefone e o celular que estão ao seu alcance para que você tenha uma comunicação rápida e eficiente, sempre que precisar. O que esses objetos têm em comum? Todos eles têm em sua composição os metais provenientes de minérios diversos. Estes materiais estão tão presentes em nosso dia a dia que é praticamente impossível imaginar o mundo em que vivemos sem estes recursos minerais.

O computador, o celular e a cadeira, foram apenas alguns exemplos. Os recursos minerais, quando não estão presentes no produto em si, certamente estiveram presentes no seu processo de fabricação. É o caso da roupa que você está usando e do remédio que você dá ao seu filho para curá-lo de uma enfermidade. Para que uma blusa seja confeccionada e um antitérmico produzido, máquinas e ferramentas são necessárias e estas, certamente são feitas com os minerais.

Para produção de qualquer bem mineral, necessita-se de análises químicas e pesquisas minerais – é aí que o ITAK está presente de maneira muito importante. Nossos Materiais de Referência Certificados (MRC`s) são utilizados para calibração de equipamentos que fazem análises químicas, para monitoramento dos resultados (se estão corretos ou não), para garantia da qualidade dos resultados de campanhas de sondagem na pesquisa mineral (QA/QC), como ferramentas de verificação de qualidade de metodologias analíticas e também para desembaraço em entraves comerciais gerados por diferenças de resultados analíticos – compra e venda de bens minerais.

E assim o ITAK está perto do seu cotidiano, em tudo que te cerca.